ODONTOLOGIA

ODONTOLOGIA

Realização de cirurgia de traqueia, cirurgia ortognática e cirurgia
reconstrutiva de ATM. Leia abaixo e saiba mais.

Odontologia é a ciência que estuda e trata as doenças relacionada ao aparelho estomatognático, formado pela face, cavidade bucal e pescoço. O profissional formado em odontologia é o odontólogo ou dentista, como é mais conhecido. A palavra “odontologia” tem origem nos termos gregos odous, que significa “dente” e logos, que quer dizer “estudo” e pode ser clínica, estética ou protética. Odontologia Clínica é a especialidade da odontologia responsável pela prevenção, diagnóstico e tratamento de várias doenças e desordens dos dentes e gengivas e está muito associada à clínica geral. A Odontologia Protética é a área da odontologia que atua na reparação ou substituição de dentes, através do uso de próteses completas, pontes dentais, coroas e implante dentais. Os hospitais membros do PAHC atuam em cirurgia complexas, como: Cirurgia Bucomaxilofacial (Ortognática / ATM / Trauma / Deformidades Faciais); Disfunção de Articulação Temporomandibular (ATM) E Cirurgia de Traqueia.

traqueostomia, ou cirurgia de traqueia, é um procedimento cirúrgico por meio do qual se cria um orifício na frente do pescoço que dá acesso à traqueia, na altura entre o 2º e 3º aneis, permitindo uma ventilação mecânica prolongada, naqueles casos em que a ventilação espontânea é impossibilitada. Normalmente, o ar passa pelas narinas ou pela boca, atravessa a laringe por entre as pregas vocais e segue pela traqueia até os brônquios e alvéolos pulmonares. Na traqueostomia, aquelas primeiras etapas são eliminadas e o ar entra diretamente na traqueia através de uma cânula colocada no orifício feito na traqueia. Ela representa, pois, um atalho para o paciente que precisa da ajuda de aparelhos para respirar. Dependendo da sua causa, a traqueostomia pode ser temporária ou permanente. O procedimento para fazer a traqueostomia depende da maior ou menor urgência. Idealmente, ela deve ser feita num centro cirúrgico, sob anestesia geral.

A cirurgia ortognática é um tratamento indicado para pessoas que têm deformidades envolvendo os ossos da face e os dentes, visando restabelecer o equilíbrio anatômico da face. Quando não for possível resolver o caso somente com o aparelho ortodôntico, uma vez que o problema está no tamanho dos ossos do esqueleto e não somente na posição dos dentes, faz-se necessário uma correção óssea. Antes da cirurgia, o paciente deverá realizar alguns exames complementares. A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar e sob anestesia geral, envolvendo normalmente dois cirurgiões, um instrumentador e uma equipe multidisciplinar. A cirurgia é realizada totalmente por dentro da boca, não deixando cicatriz na face e, dependendo do porte da cirurgia e recuperação da anestesia, a alta hospitalar é dada ao paciente na manhã do dia seguinte. A correção das deformidades faciais através da cirurgia ortognática traz grandes benefícios aos pacientes operados, com sensível melhora na relação entre os dentes, músculos, ossos, respiração, fonação, posição da língua, articulação temporo-mandibular (ATM), mastigação, digestão e em muitos casos, no relacionamento social. A Cirurgia Ortognática moderna busca um equilíbrio das funções mastigatória, respiratória e da beleza estética.

PERGUNTAS E DÚVIDAS FREQUENTES

Qual a melhor idade para fazer cirurgias como a ortognática?

A cirurgia ortognática é normalmente realizada durante a adolescência ou na fase de idade adulta. Contudo, ela poderá ser realizada em crianças portadoras de grandes deformidades ou em pacientes próximo a 3ª idade, quando a ATM está afetada e precisa ser corrigida.

Quanto tempo é necessário para voltar a comer normalmente após uma cirurgia ortognática?

Os procedimentos cirúrgicos envolvem uma situação de nova posição dos dentes e de sua manutenção por meio de anéis elásticos. Esta situação é mantida até a cicatrização óssea, que ocorre entre 6 e 8 semanas. Ao final deste prazo você poderá voltar ao regime normal de alimentação.

TRATAMENTOS MÉDICOS

O Porto Alegre Health Care (PAHC) reunindo os principais hospitais da capital gaúcha oferece o que há de melhor para tratamentos e cirurgias médicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS