CARDIOLOGIA

CARDIOLOGIA

Cardiologia é a especialidade médica que se dedica às enfermidades
acometidas ao coração e relacionadas ao sistema circulatório ou cardiovascular.

SOBRE O TRATAMENTO

O Porto Alegre Health Care conta com hospitais referência em cardiologia. Veja abaixo mais informações sobre o sistema cardiovascular e os tratamentos.

Cardiologia é a especialidade médica que se dedica às enfermidades acometidas ao coração e relacionadas ao sistema circulatório ou cardiovascular. Deve-se consultar um cardiologista, basicamente, em duas situações: para orientação preventiva e para tratamento de alguma doença. Diante do diagnóstico de alguma doença cardiológica, deve-se buscar o tratamento ideal. O paciente encontra no Serviço de Cardiologia do PAHC os mais modernos equipamentos para diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. A estrutura dos hospitais está disponível tanto para o paciente internado quanto para o ambulatorial. A área tem como característica a atenção às novidades tecnológicas, alinhada ao conhecimento científico e à capacitação continuada da sua equipe profissional. Os tratamentos oferecidos são o endovascular e o de angioplastia conária.

No tratamento endovascular, ou reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Abdominal Aortic Aneurysm Repair – EVAR), temos uma nova forma de tratamento para o aneurisma de aorta abdominal que é menos invasiva do que a cirurgia aberta. O tratamento endovascular usa uma endoprótese para reforçar a parede da aorta e para ajudar a impedir que a área lesionada se rompa. O que pode causar o problema é o enfraquecimento da aorta (maior vaso sanguíneo do corpo) devido a aneurismas da aorta abdominal. Isso pode se transformar em um problema de saúde potencialmente grave, que pode ser fatal se o aneurisma romper, causando sangramento interno maciço. A palavra endovascular refere-se à região dentro de um vaso sanguíneo como a aorta. Com a terapia endovascular, uma endoprótese é colocada dentro da sua aorta abdominal para ajudar a proteger o aneurisma contra rupturas. A endoprótese é colocada dentro do aneurisma de aorta com a ajuda de um tubo plástico longo, muito fino e macio chamado cateter de liberação. O cateter de liberação contém a endoprótese comprimida.

Na angioplastia conária, ou Intervenção Conária Percutânea, temos o tratamento não cirúrgico das obstruções das artérias coronárias por meio de cateter balão, com o objetivo de aumentar o fluxo de sangue para o coração. Depois da desobstrução da artéria coronária, por meio da angioplastia com balão, procede-se ao implante de uma prótese endovascular (para ser utilizada no interior dos vasos) conhecida como ‘stent’ – pequeno tubo de metal, semelhante a um pequeníssimo bobe de cabelo, usado para manter a artéria aberta. Atualmente existem dois tipos de stents: os convencionais e os farmacológicos ou recobertos com drogas. Após a realização do cateterismo para diagnóstico e documentada a obstrução coronariana, será discutido com o paciente, com médico e com o cardiologista intervencionista a opção pelo tratamento imediato ou o agendamento para dias subsequentes conforme o quadro clínico, grau de obstrução coronariana e vontade do paciente.

PERGUNTAS E DÚVIDAS FREQUENTES

Quais os sintomas do ataque cardíaco ou infarto?

Os sintomas mais comuns são dor no peito ou desconforto local. As mulheres, de forma mais frequente que os homens, costumam apresentar também falta de ar, náusea, vômito, dor nas costas ou na mandíbula. É importante salientar que nem todos esses sintomas acontecem simultaneamente ou em todos os casos. Algumas vezes, eles aparecem e desaparecem ao longo de um período. Se algum deles ocorrer, procure ajuda rapidamente.

É possível parar um ataque cardíaco ou infarto?

Hoje, as vítimas de ataques cardíacos contam com novos medicamentos e tratamentos que reduzem sequelas e salvam vidas. Mas, para serem efetivos, esses procedimentos precisam ser administrados rapidamente, logo após os primeiros sintomas.

O que fazer ao identificar os sintomas de ataque cardíaco ou infarto?

Se você vir alguém com ou tiver algum dos sintomas listados na pergunta 1, chame uma ambulância ou dirija-se, imediatamente, ao pronto-socorro mais próximo. O ataque cardíaco é uma emergência crítica, em que todo minuto de atendimento conta.

TRATAMENTOS MÉDICOS

O Porto Alegre Health Care (PAHC) reunindo os principais hospitais da capital gaúcha oferece o que há de melhor para tratamentos e cirurgias médicas.

NOTÍCIAS RELACIONADAS